A redução de custos é uma das principais vantagens para as empresas que terceirizam serviços. Parte dessa redução está vinculada às questões trabalhistas, que passam a ser responsabilidade da empresa terceirizada. Porém, em caso de descumprimento dessas obrigações, pode sim, haver consequências para o contratante.
Confira as nossas orientações que você não seja surpreendido negativamente.
1. Busque empresas com referência no mercado
Um dos primeiros cuidados que se deve ter na contratação é escolher o profissional ou equipe qualificada para o desenvolvimento do serviço. Uma sugestão é procurar referências de empresas que já tenha contratado o serviço.
2. Dê preferência às empresas transparentes
A preferência deve ser por empresas cujas finanças e os procedimentos internos sejam claros e bem explícitos. Ou seja, a contratada deve disponibilizar qualquer documentação e comprovantes que a contratante necessitar. Essa transparência deve ser demonstrada principalmente em relação aos colaboradores.
3. Suspeite de preços muito abaixo do mercado
Provavelmente, o valor muito baixo irá refletir na qualidade do trabalho ou em outras deficiências. A estrutura empresarial, o atendimento, a conservação dos equipamentos e a qualificação dos profissionais devem ser observados. O cumprimento das obrigações trabalhistas é outro item muito importante.
4. Preste muita atenção ao contrato
Esse documento deve ser confeccionado de acordo com a legislação atual, o que irá garantir para as duas partes, desde o início do serviço até a sua finalização. Um contrato bem elaborado tem caráter preventivo.
5. Supervisione e fiscalize os serviços prestados
A constante fiscalização é importante, pois garantirá que o trabalho seja realizado de forma correta e os serviços tenham a qualidade esperada. Da mesma forma, é importante observar se a contratada está cumprindo o contrato e pagando corretamente os colaboradores.