A redução de custos na manutenção é um dos principais desafios de empresas dos mais variados segmentos. Principalmente nesse momento de crise, o bom gerenciamento dos gastos pode se tornar uma grande vantagem competitiva. Confira 5 formas efetivas de reduzir custos através de uma boa manutenção predial.
1. Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva reduz o número de imprevistos e ajuda na contenção de gastos desnecessários. Ela é baseada no planejamento estratégico para monitoramento do desempenho de maquinário e se dá através de revisões periódicas. Assim, fica mais fácil gerenciar a compra, conserto e troca de equipamentos, além de aumentar a segurança no dia a dia.
2. Mapeamento de custos
Quando você entende onde os recursos estão sendo alocados e o porquê, fica mais fácil eliminar gargalos e pensar em soluções ou inovações que possam aumentar a eficiência dos equipamentos e reduzir custos.
3. Treinamento de colaboradores
Uma equipe bem treinada utilizará os equipamentos da melhor forma possível, prolongando a vida útil dos equipamentos. Um colaborador mais capacitado também tem maior probabilidade de detectar possíveis problemas, antes mesmo deles se concretizarem.
4. Investimento em tecnologia
Isso pode lhe trazer economia a médio e longo prazo. Existem técnicas, inovações e indicadores de desempenho que são acompanhados ao longo do tempo para determinar níveis de desgaste, depreciação, periodicidade de reparos e consertos. Tudo isso de maneira automatizada e rápida.
5. Terceirizar serviços
A terceirização pode ser uma alternativa vantajosa para muitas empresas. Cuidar da manutenção de forma eficaz exige preparo, qualificação, mão de obra e ferramentas adequadas. Por isso, muitas vezes, é melhor terceirizar o serviço e deixar que uma empresa especializada, que já tenha experiência no mercado, cuide de tudo isso. O custo-benefício tende a ser bastante atrativo.